Prof.
André Pereira Rocha
Analista
Educacional PIP CBC – História
SRE
Caxambu
Título:
Conceituação do nazifascismo pela perspectiva de Walt Disney.
Ano: 9º ano
Tópico/Habilidade:
XI – Ascensão do nazifascismo na Europa / - Compreender o processo
de ascensão dos regimes extremistas de direita na Alemanha e Itália.
Objetivo:
Utilizar documentação imagética do período da Segunda Guerra
Mundial. Interpretar as características pontuadas pelos episódios
reproduzidos. Relacionar o contexto de produção dos desenhos com
relação aos acontecimentos referentes ao surgimento dos partidos de
extrema direita na Europa e a reação dos demais países a essa
política. Inferir os motivos para o início da Segunda Guerra
Mundial.
Aulas
previstas:
2 aulas.
Recursos:
- DVD, datashow ou computadores.
- Curta da Disney “Educação para a Morte” de 1943. http://www.youtube.com/watch?v=EPvQZzcIh60
- Episódio do Pato Donald “Der Fuehrer's Face” de 1943. http://www.youtube.com/watch?v=dlK8yfOdweg
- Biografia de Walter Disney. (A biografia pode vir de qualquer fonte, mas de forma geral e pelo uso dos alunos, busquei a mais fácil de encontrar: a da Wikipédia). http://pt.wikipedia.org/wiki/Walt_Disney
Pré-requisitos:
Para melhor compreensão do conteúdo proposto, espera-se que o
professor já tenha exposto as principais características do regime
nazifascista, pontuando principalmente a noção de
superioridade racial (ariana),
o antissemitismo,
a noção do estado
centralizado
e os ideais de militarismo
e expansionismo.
1º
momento:
Num primeiro momento será exibidos os dois episódios da Disney que
retratam o regime nazista, que juntos têm uma duração de 18
minutos. A importância de repassar todas as informações sobre os
desenhos, assim como suas datas de criação e como temos que
interpretar uma obra de humor, são fundamentais.
"Educação para a Morte", 1943
"A face do Fuehrer", 1943. Vencedor do Oscar de melhor
curta-metragem no mesmo ano.
Na mesma aula, será
proposta aos alunos a leitura da biografia de Walt Disney, pontuando
a necessidade de sabermos quem é o autor das obras e o quanto sua
história e seus objetivos influenciam sobre nossa interpretação
histórica. Levando em consideração o direcionamento do conteúdo,
e tendo como fonte a Wikipédia para a biografia, levaremos os alunos
a buscarem as informações relevantes e condizentes para esse
momento, assim como marcá-las para futuras retomadas. Pede-se que
esse texto seja levado pelos próprios alunos e que eles mesmos
busquem e levem os resultados de suas próprias pesquisas. Mas
levando em consideração que alguns podem não levar, o professor
pode providenciar algumas cópias da biografia já mencionada.
2º
momento:
Num segundo momento, que deve ter seu início numa segunda aula, o
professor direcionará uma discussão com os alunos, esta que será
posteriormente posta por escrito. Assim, algumas questões básicas
serão colocadas junto a eles como:
- Os episódios exibidos retratam qual realidade? Qual foi seu período de criação?
- Nesse período, o mundo estava passando por quais eventos?
- De acordo com os desenhos, o que foi retratado pelo autor era bom ou ruim?
- Quais são as principais características expostas por ele nos episódios?
- Qual era a intenção e quais eram os objetivos de Disney com episódios como estes?
- Qual era a nacionalidade do autor?
- Qual era o envolvimento de seu país com os acontecimentos deste período?
O
objetivo fundamental nesse momento é fazer com que os alunos
analisem as principais características dos regimes nazifascistas e
os motivos que levaram o mundo à Segunda Guerra Mundial à partir da
perspectiva dos desenhos selecionados. Muitas outras questões podem
ser inseridas nesse quadro de questões, levando em consideração o
contexto e a necessidade em sala de aula.
Por
fim, o professor pedirá aos alunos para produzirem um texto e
sintetizar todas as análises feitas em conjunto durante a aula. O
exercício visa criar, inicialmente, a discussão para posteriormente
cada um poder dar sua própria conclusão do que foi discutido. Os
resultados disso podem ser usados em outros momentos, como no estudo
da própria guerra ou na introdução da Era Vargas e as aproximações
e semelhanças entre os regimes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário