segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Conceituação do Nazifascismo pela perspectiva de Walt Disney


Prof. André Pereira Rocha
Analista Educacional PIP CBC – História
SRE Caxambu

Título: Conceituação do nazifascismo pela perspectiva de Walt Disney.


Ano: 9º ano

Tópico/Habilidade: XI – Ascensão do nazifascismo na Europa / - Compreender o processo de ascensão dos regimes extremistas de direita na Alemanha e Itália.

Objetivo: Utilizar documentação imagética do período da Segunda Guerra Mundial. Interpretar as características pontuadas pelos episódios reproduzidos. Relacionar o contexto de produção dos desenhos com relação aos acontecimentos referentes ao surgimento dos partidos de extrema direita na Europa e a reação dos demais países a essa política. Inferir os motivos para o início da Segunda Guerra Mundial.

Aulas previstas: 2 aulas.

Recursos:

Pré-requisitos: Para melhor compreensão do conteúdo proposto, espera-se que o professor já tenha exposto as principais características do regime nazifascista, pontuando principalmente a noção de superioridade racial (ariana), o antissemitismo, a noção do estado centralizado e os ideais de militarismo e expansionismo.


1º momento: Num primeiro momento será exibidos os dois episódios da Disney que retratam o regime nazista, que juntos têm uma duração de 18 minutos. A importância de repassar todas as informações sobre os desenhos, assim como suas datas de criação e como temos que interpretar uma obra de humor, são fundamentais. 

                                                     "Educação para a Morte", 1943

                                      "A face do Fuehrer", 1943. Vencedor do Oscar de melhor 
                                                           curta-metragem no mesmo ano.


Na mesma aula, será proposta aos alunos a leitura da biografia de Walt Disney, pontuando a necessidade de sabermos quem é o autor das obras e o quanto sua história e seus objetivos influenciam sobre nossa interpretação histórica. Levando em consideração o direcionamento do conteúdo, e tendo como fonte a Wikipédia para a biografia, levaremos os alunos a buscarem as informações relevantes e condizentes para esse momento, assim como marcá-las para futuras retomadas. Pede-se que esse texto seja levado pelos próprios alunos e que eles mesmos busquem e levem os resultados de suas próprias pesquisas. Mas levando em consideração que alguns podem não levar, o professor pode providenciar algumas cópias da biografia já mencionada.

2º momento: Num segundo momento, que deve ter seu início numa segunda aula, o professor direcionará uma discussão com os alunos, esta que será posteriormente posta por escrito. Assim, algumas questões básicas serão colocadas junto a eles como:

  • Os episódios exibidos retratam qual realidade? Qual foi seu período de criação?
  • Nesse período, o mundo estava passando por quais eventos?
  • De acordo com os desenhos, o que foi retratado pelo autor era bom ou ruim?
  • Quais são as principais características expostas por ele nos episódios?
  • Qual era a intenção e quais eram os objetivos de Disney com episódios como estes?
  • Qual era a nacionalidade do autor?
  • Qual era o envolvimento de seu país com os acontecimentos deste período?

O objetivo fundamental nesse momento é fazer com que os alunos analisem as principais características dos regimes nazifascistas e os motivos que levaram o mundo à Segunda Guerra Mundial à partir da perspectiva dos desenhos selecionados. Muitas outras questões podem ser inseridas nesse quadro de questões, levando em consideração o contexto e a necessidade em sala de aula.

Por fim, o professor pedirá aos alunos para produzirem um texto e sintetizar todas as análises feitas em conjunto durante a aula. O exercício visa criar, inicialmente, a discussão para posteriormente cada um poder dar sua própria conclusão do que foi discutido. Os resultados disso podem ser usados em outros momentos, como no estudo da própria guerra ou na introdução da Era Vargas e as aproximações e semelhanças entre os regimes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário