Planejamentos

Dois dos assuntos mais discutidos no ambiente escolar são sobre o planejamento e os planos de aula. Isso acontece justamente por não existir anteriormente uma proposta exata para o trabalho com os anos finais do ensino fundamental e com o ensino médio. A partir do momento em que as perspectivas mudaram, muitas das antigas práticas não mais se encaixavam às estruturas educacionais e a disparidade do trabalho anterior dos professores parecia inutilizável para a nova proposta.

Na verdade, as perspectivas mudaram mas não o trabalho do professor. Os planejamentos e os planos de aulas se voltam a necessidade de determinar qual será o trabalho do profissonal com os alunos, para onde ele deseja levá-los e quais são as expectativas com a aprendizagem. E esse acompanhamento precisa ser o mais próximo possível, já que o objetivo principal do trabalho educacional é fazer com que o aluno aprenda. Essas duas necessidade, que também são burocráticas, respaldam o trabalho do professor, pois estabelece quais são as necessidades do seu trabalho em sala de aula para que o que foi planejado possa ser executado em sua plenitude.

Com a implantação dos CBCs, há um parâmetro básico, e não uma forma rígida, acerca do ato de planejar dos professores. Espera-se que para desenvolver as habilidades pautadas nos CBCs, os professores tenham plena consciência do patamar e do caminho que os alunos estão no processo de aprendizagem. E justamente por existir esse parâmetro básico é que aparece a necessidade dos planejamentos. As escolas são avaliadas sobre os currículos básicos e é por onde o Estado pode definir os pontos de necessidade para a melhoria das condições da rede estadual. Não trabalhar sobre esse ponto faz com que o trabalho do professor fique fora das expectativas básicas do ensino em Minas Gerais.

A Equipe PIP CBC criou uma sugestão que pode se adequar melhor ao trabalho dos professores. Aqui abaixo, estarão sugestões de planejamentos, que precisam ter como ponto principal o CBC. Num primeiro momento, trago a sugestão da forma como os professores podem organizar melhor o planejamento, já contando do 6º a 9º anos, também, todas as sugestões de orientações pedagógicas e roteiro de atividades do Centro de Referência Virtual do Professor (CRV) divididas por tópicos. Há também duas sugestões de planejamentos com os livros didáticos mais usados na SRE-Caxambu. Uma das maiores dificuldades dos professores é justamente unir o CBC e o conteúdo que existe nos livros didáticos. Sendo assim, pautei-me aqui em um exemplo de como pode ser esse junção. Em si, não são planejamentos prontos, pois levo em consideração a individualidade do trabalho de cada professor. Então, eles estão divididos na ordem em que aparecem no CBC e também não há acréscimo de conteúdo, somente o que realmente existe referência direta entre os livros didáticos e os currículos básicos.

Os professores devem contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento desses planejamento, já que fazem parte direto do trabalho diário de cada um. Sabemos que o ato de registrar o planejamento e as aulas são extremamente difíceis, principalmente quando levamos em consideração a carga de trabalho de cada um. Mas, mesmo assim, é um trabalho necessário, de vital importância para o trabalho e suporte ao professor.

Logo abaixo está disponível a apresentação feita durante a Capacitação dos Professores de História da SRE Caxambu, em 2012.





Sugestão de Planejamento Anual utilizando o CBC, Orientações Pedagógicas e os Roteiros de Atividades - Ensino Fundamental




Sugestão de Planejamento Anual utilizando a reformulação do novo CBC de História do Reinventando o Ensino Médio

3 comentários:

  1. Boa noite!
    Gostaria de saber onde posso encontrar a matriz de referencia de português com o cbc de historia.

    Aguardo resposta.
    Att.
    Márcia Onisto

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  2. Mande seu email para mim que eu a enviarei, mas existem algumas ressalvas.

    A estrutura da Matriz de Referência de Língua Portuguesa é bem diferente da de História. Isto faz com que as habilidades de interpretação e compreensão de textos descritas nela possam ser utilizadas, basicamente, em qualquer conteúdo ou habilidade posta no CBC de História. Não há correlações diretas ou mesmo únicas. Existem muitas possibilidades de trabalho. O documento que enviarei foi produzido pela Equipe Central do PIP CBC da SEE MG. E mesmo assim, é uma sugestão de trabalho, já que existem muitas outras maneiras de se trabalhar a correlação entra elas.

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  3. boa noite
    gostei do seu plano de curso de história, do livro História Sociedade & Cidadania . Se possível enviar neste e-mail emíliasousacruz@hotmail.com

    Desde já agradeço.

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