segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Encartes Pedagógicos da Revista de História da Biblioteca Nacional

Aqui está o link para vocês conseguirem o acesso aos Encartes Pedagógicos da Revista de História da Biblioteca Nacional.


Todas as escolas da rede estadual de Minas Gerais receberam uma assinatura desta revista, mas em minhas visitas, não vi esse material em nenhuma biblioteca. Mas como todo ele está disponível online, podemos ter o mesmo aproveitamento e uso. Grande parte dos direcionamentos estão para os 8º e 9º do Ensino Fundamental Final e os anos do Ensino Médio.

Este material proporciona um rico trabalho com textos, contidos nas próprias revistas. Assim, podemos fazer com que nossos alunos trabalhem e se habituem com um material mais denso que o existente nos livros didáticos. Todos os recursos para a realização das aulas estão disponíveis no site.

Levando em consideração, ainda, os suportes necessários, muitas outras práticas podem ser desenvolvidas à partir daqui. A proposta é justamente sair do óbvio existente nos livros didáticos e do que é comumente trabalho em sala de aula. Os temas abordados visam a análise de uma visão histórica, construída por historiadores através de inúmeros trabalhos. Se o nosso foco é formar um aluno consciente de sua função histórica, crítico e autônomo, é um material indispensável para o desenvolvimento de trabalhos em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário