Prof.
André Pereira Rocha
Analista
Educacional PIP CBC – História
SRE
Caxambu
Título:
Gincana “desonesta” como introdução à Revolução Francesa.
Ano: 8º ano
Tópico/Habilidade:
11 – Revoluções liberais: industrial, americana e francesa. /
11.1 – Compreender o contexto das revoluções e seus impactos para
a constituição do mundo contemporâneo de cidadania., 11.2 –
Conceituar historicamente no contexto das revoluções: república,
liberalismo e cidadania.
Objetivo:
Levar os alunos a compreender a estrutura de desigualdade existente
na França de meados do século XVIII. Levantar hipóteses acercas
dos motivos que levariam a população a se revoltar com as
estruturas. Pontuar as principais características dos embates
sociais.
Aulas
previstas:
1 aula
Recursos:
Os recursos vão depender do contexto de sala de aula do professor.
As perguntas e questões que deverão ser formuladas anteriormente
devem levar em consideração a rápida resposta, assim, espera-se
que elas sejam de conhecimento pleno dos alunos.
1º
momento:
Como a dinâmica visa o apenas introduzir o conteúdo, o primeiro
momento deve tomar no máximo metade de uma aula. Para iniciar, é
necessário a divisão da sala em três grupos distintos, que será
divido a critério do professor. Esses grupos representarão os 3
Estados franceses e o Monarca do período pré-revolucionário,
característica essa que só será revelada pelo professor
posteriormente. O primeiro grupo representará o Rei francês, assim,
deve ser escolhido um menino e uma menina que ficarão à frente da
sala, junto ao professor. O segundo grupo não deve ultrapassar 1/3
da sala de aula, que representará o clero e a nobreza. O terceiro e
maior grupo, o restante da sala de aula, deverá se reunir no fundo
da classe e representarão o 3º Estado: a população.
Um
pergunta será posta a cada grupo, e a cada resposta certa um ponto
será somado a um placar que o professor deve construir no quadro. A
diferença é que, na grande maioria das vezes, o primeiro grupo,
pode decidir pelos outros. Eles podem dizer que uma resposta está
errada, mesmo quando ela estiver certa, e retirar um ponto ganho dos
adversários. O segundo grupo, do clero e aristocracia, só poder ter
essa possibilidade quando se referir ao 3º grupo.
2º
momento:
Após algumas rodadas e a visualização clara da existência de
beneficiamento de determinados grupos, principalmente o que
representa uma minoria, o professor deve levantar a questão do
conteúdo que será trapalhado por eles: o da Revolução Francesa.
Deve-se pautar principalmente no que se refere às Assembleias dos
Estados para explicar as divisões dos grupos propostas na gincana e,
nesse momento, especificar o porque da quantidade e a representação
de cada um. A partir das primeiras especificações o professor deve
se voltar à revolta, principalmente sobre os motivos para o início
e ligá-los ao sentimento de cada um quando dos benefícios às
minorias na gincana.
Os
direcionamentos da aula podem variar de acordo com a sala, muitas
delas respondem muito bem à gincana enquanto outras podem ficar
“apáticas” ou extremamente desordenadas. As estratégias para
superar tais adversidades dependerá da condução do regente, já
que o objetivo proposto é gerar uma tensão.
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