segunda-feira, 15 de abril de 2013

Aluno de escola pública ganha isenção na taxa do vestibular


Lei aprovada esta semana garante a alunos de baixa renda e de escola pública o direito participar dos processos seletivos em Federais sem ter que pagar por isso
12 de Abril de 2013

Estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou na rede privada com bolsa integral e possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio não vão mais precisar pagar às universidades federais a taxa de inscrição do vestibular. A lei nº 12.799 de 10 de abril de 2013, que garante esse direito aos alunos, foi publicada na última quinta (11/04), no Diário Oficial da União.

Sisu

Grande parte das Universidades Federais do Estado, inclusive a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), não aplica mais suas próprias provas nos vestibulares. Elas adotam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para avaliar os candidatos. No Enem, a taxa de inscrição é R$35, mas quem termina o ensino médio em escola pública no ano da prova ou é de família de baixa renda tem isenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário