quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Análise de trecho do filme "Tempos Modernos" como introdução à Revolução Industrial

Prof.  André Pereira Rocha
Analista PIP CBC - História
SRE Caxambu

Título: Análise de trecho do filme "Tempos Modernos" como introdução à Revolução Industrial

Ano: 8º ano

Tópico/Habilidade: 11 - Revoluções liberais: industrial, americana e francesa. / 11.3 - Conceituar e identificar o sistema capitalista emergente e a resistência dos trabalhadores à nova organização do trabalho. e 11.4 - Identificar e analisar o progresso técnico e científico europeu do século XVIII.

Objetivo:
- Introduzir o conteúdo da Revolução Industrial.
- Analisar os principais aspectos presentes em "Tempos Modernos".
- Estabelecer relação entre produção artesanal e industrial.
- Reconhecer os principais ideais difundidos a partir da Revolução.

Aulas Previstas: 1 aula ou 2 aulas (caso os alunos não terminem o texto).

Recursos: A Aula prevê a utilização de um trecho do filme "Tempos Modernos", de Charlie Chaplin. Seria a primeira parte, do início até os 13 minutos. Caso o professor não tenha em disponibilidade o filme, aqui está disponível um link com o vídeo legendado no YouTube.


ATENÇÃO: A aula foca somente o início do filme, não seria funcional a utilização de todo o material.


1º Momento: O professor, antes da reprodução, deve introduzir o assunto junto aos alunos, buscando principalmente os conhecimentos prévios. Podemos estabelecer algumas questões básicas:

- O que é uma indústria/fábrica?
- Como ela funciona?
- Tudo que utilizamos é feito em fábricas?
- Quais outros tipos de produção existem? (enfatizar a artesanal)
- Elas usam as mesmas ideias ou os mesmos métodos para produção?
- Como o trabalhador desenvolve seu ofício nesses tipos de produção?

2º Momento: Após discutir com os alunos alguns pontos, pode-se dar início à reprodução da primeira parte (os primeiros 13 minutos) do filme "Tempos Modernos", de Charlie Chaplin. Um ponto importante a ser levando em consideração, é explicar aos alunos que se trata da reprodução de uma obra cômica. Caso isto ainda não tenha sido discutido, o professor deve explicar as principais características desse tipo de obra e como devemos entendê-la e analisá-la.

3º Momento: Após a reprodução do filme, seria importante retomar o que foi discutido anteriormente, principalmente, no que se refere ao o que foi dito pelos alunos acerca das indústrias. Após isso, o professor deve fazer uma pequena explanação sobre a Revolução Industrial, pontuando principalmente a mudança de mentalidade com relação à produção e o progresso técnico no final do século XVIII. Deve-se também expôr que o filme não retrata o período do século XVIII, mas sim as principais ideias que se iniciaram com a Revolução. Caso haja muitas dúvidas por parte dos alunos, o professor deve retomar algumas partes do filme.

4 Momento: Por fim, o professor deve pedir aos alunos para produzirem um pequeno texto que pontue as principais características discutidas por eles e também as vistas no trecho do filme. Pode-se estabelecer um texto de 10 linhas. Alguns pontos básicos podem ser buscados pelo professor, como as ideias de praticidade, grande produção, desenvolvimento tecnológico, o papel do trabalhador etc. Durante a produção, o professor deve acompanhar os alunos individualmente, principalmente, no que se refere à organização das ideias e sua exposição. Após a finalização dos textos, uma nova discussão deve ser realizada para visualizar se os alunos perpassaram pelos pontos principais. Com a compreensão do que é uma fábrica, seus ideais e expectativas, o professor pode dar início ao conteúdo da Revolução Industrial no século XVIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário