segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Escala de Proficiência e Habilidades da Avaliação de História do PROEB 2001

Em 2001, o PROEB contemplou todas as disciplinas do Ensino Fundamental, excetuando Língua Portuguesa e Matemática. Este foi o único momento em que elas foram cobradas dos alunos, sendo História uma delas. Com isso, foi construída uma escala de proficiência com as habilidades básicas a serem analisadas. Atualmente, essa escala não tem peso para as notas das escolas, pela disciplina não constar mais no processo. Mas podemos levar em consideração essas habilidades em nosso trabalho em sala de aula, já que circunscrevem habilidades históricas básicas.


Pelos parâmetros da proficiência podemos ter noção do quão complexa uma determinada habilidade é. Quanto maior a proficiência para alcançá-la, maior é a complexidade. De forma geral, a escala de História é divida em três grupos de habilidades: "Se Situar: Identificação", "Estabelecer Relações" e "Generalizar e Comparar".

No primeiro grupo, "Se Situar: Identificação", as habilidades postas são: temporalidade, operações de datação: compreensão de século, procedimento histórico básico, compreender a diversidade de fontes, identificar informações em narrativas de memórias, identificar informações em documentos escritos, identificar informações em linhas do tempo, identificar informações em gráficos e tabelas, identificar informações em fotografias e pinturas e identificar informações em charges.


Em "Estabelecer Relações", o segundo grupo de habilidades, as habilidades pontuadas são: inserir informação em um contexto histórico/historicidade, informação vinculada ao cotidiano privado ou à atualidade, cultura histórica sobre suporte de texto didático ou documento, temporalidade: ordenação, ordenação a partir de informações textuais ordenação a partir de linhas do tempo.

O terceiro e último grupo, "Generalizar e Comparar", são estabelecidas as seguintes habilidades: inferir/elaborar hipóteses a partir de informações diretas, inferir/elaborar hipóteses a partir de informações cruzadas, associar a história ao estudo do homem, comparar momentos históricos, comparar pontos de vista e compreensão de calendários como manifestações culturais.

Neste link (Escala de Proficiência de História - PROEB 2001) é possível visualizar as habilidades dentro da escala de proficiência, podendo analisar o grau de complexidade estipulado para cada uma delas. Levando em consideração o 9º ano - na época, ainda 8ª série, as notas de 160 a 220, são consideradas críticas, de 220 a 260, consideradas intermediárias e acima de 260 são suficientes. Mesmo sendo voltada para o último ano do fundamental, podemos, enquanto professores, analisar o desenvolvimento dessas habilidades nos vários anos de escolaridade.



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