quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Análise do período do Ciclo do Ouro em Minas Gerais através da exploração da Igreja de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto


André Pereira Rocha
Analista Educacional PIP CBC - História
SRE Caxambu

Título: Análise do período do Ciclo do Ouro em Minas Gerais através da exploração da Igreja de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto

Ano: 7º ano

Tópico/Habilidade: 10 – A economia e a sociedade mineira colonial: dinamismo econômico e diversidade populacional.
10.1 – Analisar a sociedade mineira colonial como concretização do ideal colonizador português, sendo ao mesmo tempo seu oposto.
10.2 – Contextualizar o cenário cultural das Minas colonial: arte e festas barrocas, irmandades religiosas e o cotidiano da população.

Objetivo:       
- Explorar e pontuar as principais características da Igreja Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto e do Ciclo do Ouro das Minas Gerais junto aos alunos.
- Relacionar a extração de ouro e a riqueza da região com a construção da Igreja.

Aulas previstas: 2 aulas.

Pré-requisito: Para o melhor andamento da aula, pede-se que anteriormente o professor tenha trabalhado as descobertas das minas, o início do Ciclo do Ouro com os alunos, a formação de aglomerados urbanos no interior do Brasil e, principalmente, no que se refere à importância da concentração de riqueza na região e o papel das irmandades.

Recursos: Para a realização da aula, a escola terá de ter disponível um computador com disponibilidade de internet e um projetor (Datashow). O professor também pode desenvolver esta atividade no laboratório de informática, levando em consideração que a partir do momento em que o aluno controlará a visita à Igreja o professor deve montar um roteiro que deve ser seguido por todos e, posteriormente, deixar com que eles naveguem livremente.

Para visitar virtualmente a Igreja de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto, o professor deve acessar este link: http://www.museuvirtualdeouropreto.com.br/pilar.html . Várias outras Igrejas também estão disponíveis para navegação e o professor pode trabalhar com elas posteriormente.


1º momento: O professor deve inicialmente introduzir a importância da Igreja de Nossa Senhora do Pilar para a história de Ouro Preto assim como para a compreensão do período colonial em Minas Gerais. Assim, pode-se neste primeiro momento ler junto aos alunos especificações que existem na própria página sobre a Igreja, ressaltando principalmente o papel da formação urbana com o descobrimento de ouro, da riqueza e o papel das irmandades.


2º momento: Após a leitura das especificações da história da Igreja, o professor deve iniciar a visita propriamente dita. Para melhor visualização com o projetor, pede-se que o professor coloque a apresentação em tela cheia, apertando o botão azul no canto superior direito da página.
Podemos questionar os alunos se eles já viram alguma Igreja parecida a esta que está sendo visitada e quais são os pontos similares ou díspares das que conhecem. Após as discussões o professor deve direcionar os alunos acerca das datas vistas anteriormente nos textos e qual relação isso tem com a Igreja. O principal foco neste momento é mostrar que a riqueza do período estava sendo exposta também na Igreja, principalmente por usá-la como ponto oficial para realização de cerimônias oficiais não-religiosas, e que somente uma parte da população participava dos benefícios dela.

Alguns outros pontos também podem ser ressaltados, como, por exemplo, a presença de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário (no altar central do lado direito da nave), da qual os escravos a adoravam como sua protetora.  Também se pode levar em consideração várias características do Barroco Mineiro, principalmente no que se refere às imagens religiosas e a predominância de cores fortes e com características “exageradas”.

O professor pode buscar inúmeros outros pontos a serem trabalhados durante a aula, grande parte das possibilidades poderão vir de questionamentos vindos dos próprios alunos.

Planos de aula do Portal do Professor - MEC

O MEC também tem um portal nacional (www.portaldoprofessor.mec.gov.br) com sugestões pedagógicas de trabalho com todas disciplinas. Nele, os professores podem participar de fóruns e sugerir trabalhos em sala de aula. Aqui estão os principais links com os planos de aulas de História disponíveis no site.

Ensino Fundamental Final

Ensino Médio

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Construção do Caderno de Boas Práticas do Professor de História (CBP-História)

No dia 30 de outubro de 2012, ocorreu o encontro com os professores de História para a construção do Caderno de Boas Práticas do Professor de História (CBP-História). Esta iniciativa da SEE-MG abarcou todas as disciplinas do Ensino Fundamental Final. Pela programação, todas as 47 SREs de Minas Gerais reuniram grupos de professores para a construção preliminar do CBP. Os consolidados destas reuniões serão encaminhados à SEE e servirão de base para os Cadernos de Boas Práticas. A previsão é de que todas as escolas recebam os exemplares de cada disciplina em maio de 2013.

No encontro para a construção na SRE-Caxambu estiveram presentes os professores: Adriano José Gonçalves Montes, da E. E. Dr. Humberto Sanches de São Lourenço; Adriana Siqueira Maciel, da E. E. Conselheiro Fidélis de Aiuruoca; Cátia Regina de Oliveira Motta, da E. E. Nilo Peçanha de Itamonte; Kelsen Wagner Ferreira, da E. E. São Sebastião de Cruzília; Vanessa Rios Buenos, da E. E. João de Almeida Lisboa de Jesuânia; Eliana Zati, do PIP CBC de Geografia da SRE-Caxambu; e André Pereira Rocha, do PIP CBC de História da SRE-Caxambu.

Professores: Vanessa, Adriano, Kelsen, Adriana e Cátia